Intenções do Santo Padre

 

 

Papa Francisco

Intenções do Papa Francisco para o mês de FEVEREIRO/2019

 

TRÁFICO DE PESSOAS 

O Papa Francisco, neste mês, põe como horizonte da oração e da ação dos cristãos o acolhimento das pessoas que são vítimas de tráfico, prostituição forçada e violência. São situações que representam um enorme desafio para a maioria de nós, que não lidamos diretamente com esta realidade, a não ser pelo que conhecemos nas notícias ou assistimos em determinados locais das nossas cidades, os quais, por questões de segurança, tendemos a evitar. É necessário ter presente a causa deste drama: a instrumentalização da pessoa humana para obter ganhos económicos a todo o custo.

Muitíssimas pessoas estão em situação de vulnerabilidade e fogem dos seus países. Devido à guerra, ou à instabilidade política e económica, ou porque vivem em ambientes marcados pela desintegração social e violência, não encontram possibilidade de construir o seu futuro no país natal. Estas pessoas são facilmente usadas por indivíduos e grupos que organizam redes de tráfico para a migração clandestina, a prostituição e negócios ilegais.

A solução para acabar com estes esquemas de profunda injustiça e maldade parece inacessível à maioria de nós. Mas não podemos ficar numa atitude de desânimo, dizendo que a questão deve ser resolvida na sua origem, ou que nada podemos fazer. Devemos rezar por todos os que têm o poder para resolver a origem destas situações, para que tenham a coragem de combater os agentes deste mal. E também termos o coração aberto para, na medida das nossas possibilidades, ajudar à integração destas pessoas, na colaboração com as instituições dedicadas ao seu cuidado e proteção, sejam elas refugiados que chegam ao nosso país, vítimas de redes de prostituição ou pessoas envolvidas em situações de violência, sobretudo os mais jovens.

O que aconteceria no mundo se cada cristão, cada família, cada comunidade se comprometesse a ajudar uma pessoa concreta e salvá-la destas situações? Parece pouco, mas o pouco de muitos é uma força que pode transformar o mundo.

intenção:

“Pelo acolhimento generoso das vítimas do tráfico de pessoas, da prostituição forçada e da violência.”

 


 

ORAÇÃO

Deus, nosso Pai, muitas vezes nos sentimos impotentes diante do mal, quando o poder deste mundo ultrapassa as nossas possibilidades. Ajuda-nos a não nos deixarmos vencer pelo desânimo, mas a sermos abertos ao teu Espírito, criativos naquilo que está ao nosso alcance. Que nunca deixemos de olhar o rosto destes nossos irmãos e irmãs que sofrem e sempre nos sintamos responsáveis por eles. Que a nossa oração e a nossa ação concreta sejam sinal da tua proximidade e do teu amor.

Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória…


DESAFIOS PARA O MÊS DE FEVEREIRO/2019

  • Procurar instituições que se dedicam a resgatar pessoas de situações de tráfico humano e ajudá-las economicamente ou através de voluntariado.
  • Decidir, em família ou em comunidade, que iniciativa se pode ter para ajudar uma pessoa em concreto que vive estas situações
  • Organizar, na comunidade paroquial, ou outros grupos, um momento de oração pelas vítimas de tráfico humano, onde possa haver um tempo de informação sobre estas questões

 CONFIRA O VÍDEO DO PAPA DO MÊS JANEIRO/2019

 


Depois de lançar, ano passado, a primeira série de vídeos sobre suas intenções mensais para o Apostolado da Oração, o Papa Francisco decidiu fazer algumas mudanças neste novo ano (2017), voltando a um sistema mais antigo, com foco em apenas uma intenção em vez das duas, que eram a Universal e pela Evangelização. Assim, o Papa passará a indicar uma intenção mais urgente para cada mês do ano, por situações que requerem atenção particular e imediata de todos os católicos. 

 

 

Anúncios