Intenções do Santo Padre


 

Papa Francisco

Intenções do Papa Francisco para o mês de JUNHO/2018

 

AS REDES SOCIAIS

 19-e1988fff0dcdf50

O aparecimento das redes sociais mudou, num curto espaço de tempo, o modo de nos relacionarmos com o mundo e as pessoas. As suas potencialidades são imensas, permitem dar a conhecer aquilo que achamos importante partilhar com os amigos e familiares. Hoje é impensável que uma instituição não esteja presente neste meio, para dar a conhecer a sua atividade, seja para fins comerciais, seja de divulgação, sensibilização, etc.

Há um aspeto decisivo no contributo das redes sociais para esta mudança, que é a aproximação entre as instituições, sejam elas entidades públicas, sociais, religiosas ou políticas, e os cidadãos. É possível intervir, dar opinião, comentar, questionar. As redes sociais são uma imensa praça pública onde cada um tem voz, pode expressar aquilo que pensa e sente.

Tal como numa praça cheia de gente, também as redes sociais são um lugar cheio de ruído, onde convivem muitas sensibilidades, propostas e interesses. Devemos estar atentos e notar que estes espaços são também lugares de vozes que, em vez de dialogar e acolher o outro, acabam por tentar radicalizar discursos e apresentar perspetivas através de qualquer meio, sejam eles falsos rumores, ou argumentos fáceis e populistas, arrastando o resto dos “ouvintes” para lugares comuns irrefletidos que nada têm de encontro, respeito e solidariedade.

As redes sociais podem unir ou dividir, podem informar ou mentir. É importante conhecer e refletir sobre o que se está a ver e no modo de participar. Neste sentido, o papa Francisco apela neste mês a uma atitude responsável no uso das redes sociais. Que sejam lugar de solidariedade e encontro com a diferença. Se tudo está tão acessível, se é tão fácil chegar a pessoas e instituições, que o possamos fazer para o bem, para a construção de uma humanidade mais reconciliada e não para um ambiente marcado pelo ódio e preconceito.

intenção:

“Para que as redes sociais favoreçam a solidariedade e o respeito pelo outro na sua diferença”

 


 

ORAÇÃO

Deus, nosso Pai, deste aos teus filhos a capacidade e a criatividade para tornar este mundo um lugar de comunhão. Hoje é fácil estarmos unidos com pessoas de lugares e culturas tão diferentes. Ajuda-nos a aproveitar as possibilidades do engenho humano para construir um mundo mais solidário, próximo das realidades difíceis, um mundo capaz de acolher a diferença e onde reinem a justiça, a paz e a verdade. Dá-nos o teu Espírito, para que cada um de nós saiba realizar a sua pequena parte, nos meios digitais onde está presente.

Pai-Nosso; Ave-Maria; Glória…


DESAFIOS PARA O MÊS

– Procurar ver com atenção como funcionam as redes sociais, que argumentos e discussões são mais populares e que interesses escondem.

– Procurar ter uma atitude positiva e construtiva nas redes sociais, partilhando conteúdos que promovam a solidariedade e o respeito, a verdade e a boa reflexão.

– Conhecer bons projetos de evangelização nas redes sociais e procurar também trazer a voz da Igreja e as suas propostas para estes espaços.


O VIDEO DO PAPA (JUNHO/2018)

 


Depois de lançar, ano passado, a primeira série de vídeos sobre suas intenções mensais para o Apostolado da Oração, o Papa Francisco decidiu fazer algumas mudanças neste novo ano (2017), voltando a um sistema mais antigo, com foco em apenas uma intenção em vez das duas, que eram a Universal e pela Evangelização. Assim, o Papa passará a indicar uma intenção mais urgente para cada mês do ano, por situações que requerem atenção particular e imediata de todos os católicos. 


 

Anúncios