A grande lição do Segredo de Fátima

Por Frei Lourenço Maria Papin, OP

Experiências-com-Nossa-Senhora-em-Fátima 13 de Maio de 2015 vem lembrar-nos a primeira aparição de uma “Senhora mais brilhante do que o Sol”, a três humildes pastorinhos, Lúcia e os bem-aventurados Francisco e Jacinta Marto, acontecida há 98 anos, na Cova da Iria-Fátima, em Portugal. A essa aparição sucederam mais cindo. E Fátima tornou-se certamente o mais forte movimento popular de espiritualidade mariana.

O que mais tem chamado a atenção da opinião pública é o Segredo de Fátima, que a Irmã Lucia descreveu numa linguagem repleta de imagens vivas, portadoras de advertências, lições e mensagens de natureza religiosa.

Francisco e Jacinta morreram ainda crianças. Lúcia foi a vidente portadora do Segredo de Fátima. Foi monja carmelita em Coimbra e esteve uma vez com o bem aventurado Paulo VI e São João Paulo II. Faleceu no dia 13 de fevereiro de 2005. Os restos mortais de Lúcia, Francisco e Jacinta encontram-se no Santuário de Fátima.

O Segredo de Fátima é constituído de três partes. A primeira é o breve e terrível instante que os pastorinhos têm uma visão do inferno onde se precipitavam “as almas dos pobres pecadores”.

A segunda parte do segredo indica o motivo pelo qual os pastorinhos tiveram essa visão: “salvar as almas”, aliás, uma mensagem estritamente bíblica (cf. 1 Pd 1,9). Estamos, assim, diante do mistério da iniquidade e do mistério da salvação de que nos fala o apóstolo Paulo.

Num modo que a muitos surpreende, a devoção ao Coração Imaculado de Maria vem indicada como um caminho de salvação. À luz da Teologia, podemos entender essa afirmação no sentido de Maria ser exímio modelo de santidade e seguimento do Cristo e mãe que protege e intercede a Deus pelos seus filhos.

PastorinhosNessa segunda parte do segredo, há uma referencia a Primeira e Segunda Guerra Mundial e uma preocupação pela conversão da Rússia que deve ser consagrada ao Imaculado Coração de Maria. E haverá alguma tempo de paz.

Se essas duas partes do Segredo já eram conhecidas, a terceira deixava muitos preocupados e suscitava a curiosidade sobretudo da mídia.

Por decisão do papa São João Paulo II, na passagem do segundo para o terceiro milênio, foi publicado o texto da terceira parte do Segredo de Fátima, seguido de uma interpretação da Congregação para a Doutrina da Fé, presidida pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje papa emérito Bento XVI.

Essa terceira parte, marcada por uma linguagem simbólica, semelhante ao estilo apocalíptico, é constituída de diversas imagens.

Escreve Irmã Lucia: “Vimos um anjo com uma espada de fogo na mão esquerda: ao cintilar, despedia chamas que parecia iam incendiar o mundo; mas apagavam-se com o contado do brilho que da mão direita expedia Nossa Senhora ao seu encontro: O Anjo apontando com a mão direita para a terra, com voz forte disse: Penitência, Penitência, Penitência”!

E vimos um Bispo vestido de branco (tivemos pressentimento de que era o Santo Padre) e vários outros bispos,pope-hill sacerdotes, religiosos e religiosas subir uma escabrosa montanha, no cimo da qual estava uma grande Cruz…

O Santo Padre, antes de chegar aí, atravessou uma grande cidade meio em ruínas, e meio trêmulo, com andar vacilante, acabrunhado de dor e pena, ia orando pelas almas dos cadáveres que encontrava pelo caminho; chegando ao cimo do monte, prostrado de joelhos aos pés da grande cruz, foi morto por um grupo de soldados que lhe dispararam vários tiros e setas e assim foram morrendo um atrás outros os bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas e várias pessoas seculares, cavalheiros, senhoras de várias classes e posições. Sob dois braços da Cruz estavam dois anjos, cada um com um regador de cristal em a mão, n’eles recolhiam o sangue dos Mártires e com ele regavam as almas que se aproximavam de Deus”.

Essa espada de fogo não parece ser mera fantasia, pois o homem com seus artefatos de guerra é capaz de reduzir a terra a um mar de chamas e cinzas. A figura de Maria que neutraliza o efeito devastador das chamas, simboliza sua presença atuante na história da salvação da humanidade. Questionadora e autenticamente evangélica é a palavra do Anjo que, veemente, brada por Penitencia, palavra que pode ser entendida no sentido de sacrifício e de conversão (cf. Mc 1,15).

Certamente, a montanha, a cidade e os diversos personagens simbolizam a história da humanidade no século que encerrou o segundo milênio: um misto de progresso, de descobertas maravilhosas e de tantas destruições. A caminhada da Igreja é descrita como uma dolorosa Via Sacra.

lucie_01Nessa Via Sacra, sem duvida, estão representados os papas desde São Pio X até São João Paulo II que pessoalmente se sentiu identificado com o “Bispo vestido de branco” do segredo. De fato, após o atentado de 13.05.1981, na praça de São Pedro, João Paulo pediu que lhe trouxessem o texto da terceira parte do segredo. E ao falar sobre esse atentado, no dia 13.05.1994, assim se expressou: “Foi uma mão materna que guiou a trajetória da bala e o papa agonizante deteve-se no limiar da morte”!

Ao comentar esse Segredo, observa o Cardeal Ratzinger: “Essa mão materna que desviou a bala mortífera, demonstra uma vez mais que não existe destino imutável, que a fé e a oração são forças que podem influir na história e que, em última análise, a oração é mais forte do que as balas e a fé mais poderosa que os exércitos”!

E o mesmo Cardeal Ratzinger vai afirmar que o essencial, o que permanece do Segredo de Fátima (nas suas três partes) ”é a exortação à oração como caminho para a salvação das almas’ e, no meio sentido, o apelo à penitencia e à conversão”. Eis a grande lição do Segredo de Fátima, sem oferecer satisfações à curiosidade humana ávida de revelações sensacionais sobre o fim do mundo e evolução da história.

AUTOR:
PapinFrei Lourenço Maria Papin, OP
Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima (Santa Cruz do Rio Pardo/SP)

FONTE:
Informativo “A Partilha” Edição 189 – Maio de 2015)

Veja abaixo as fotos da Missa dos Enfermos no dia 13/05/2014 com a participação do Bispo Dom Salvador no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Um comentário sobre “A grande lição do Segredo de Fátima

  1. Segredos de Fátima – Deus, na sua profunda misericórdia, propicia à humanidade o significado da visita da Santíssima Virgem Maria à Terra e exorta-nos, seus filhos, a buscar os meios que conduzem à salvação, imprescindível a toda alma, eternamente.
    A oração, a penitência, a fé, a esperança e o amor são os meios disponíveis que Deus nos dá e espera que os observemos, incontinentimente, para que alcancemos a vida que não se acaba, Amém!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s