A caminho do centenário das aparições

Santuário de Fátima apresenta programa para 2011-2012

Cartaz do Ano Pastoral

Uma exposição patente ao público no Convivium de Santo Agostinho até final de Outubro de 2012, intitulada “No trilho da luz – As aparicões de Fátima”; um ciclo de seis conferências, iniciado em Novembro, ao ritmo de uma conferência por mês, até Abril de 2012; e um simpósio teológico-pastoral no mês Junho são algumas das principais actividades propostas pelo Santuário de Fátima para o presente ano pastoral.

Também as peregrinações e as várias celebrações do programa oficial serão marcadas pela vivência da evocação da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, a 13 de Maio de 1917. O tema geral para este ano pastoral, que preside já ao altar central do Recinto de Oração do Santuário, é “Quereis oferecer-vos a Deus?”, pergunta de Nossa Senhora aos videntes na referida aparição.

O núcleo teológico deste segundo ciclo é o de “Deus Salvador” e a atitude crente proposta é a “entrega de si”. Durante a jornada de apresentação do novo ano pastoral, realizada ontem, 1 de Dezembro de 2011, na Capela da Morte de Jesus, na Igreja da Santíssima Trindade, Isabel Varanda, da Universidade Católica Portuguesa, e o padre Manuel Morujão, sacerdote jesuíta, fizeram a apresentação teológica do tema e lançaram pistas para a vivência da entrega de si que é proposta para este ano.

Nas alamedas do Recinto de Oração, dos lados norte e sul, treze painéis recentemente instalados recordam o dia 13 de Maio de 1917. São as pessoas, a história e a mensagem de Fátima lembradas aos peregrinos e visitantes.

Nas suas palavras aos participantes na jornada de apresentação do itinerário para o corrente ano pastoral, o reitor do Santuário de Fátima destacou que a celebração do Centenário das Aparições “não pretende assinalar simplesmente uma efeméride histórica, mas tornar-se veículo de evangelização e caminho para a conversão e para o encontro com Cristo”.

Neste segundo ano da caminhada até 2017, o padre Carlos Cabecinhas reiterou que a instituição deseja que este ciclo de sete anos seja “uma oportunidade para divulgar e re-avivar a consciência da riqueza e actualidade da mensagem de Fátima e para aprofundar os seus conteúdos. Este itinerário temático pretende ser, antes de mais e sobretudo, um projecto pastoral, que privilegia a vertente espiritual e de reflexão da fé.”.

Ao recordar as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, na intervenção de encerramento da jornada de apresentação do programa do Centenário, a 1 de Dezembro de 2010, nas quais D. José Policarpo afirmou que “Fátima é um programa pastoral” e se interrogou se, no itinerário temático do Centenário, não estaria já um verdadeiro programa pastoral para a Igreja portuguesa, o reitor reconheceu “a importância e impacto do Santuário na pastoral da Igreja portuguesa”.

“Na abertura do discurso aos Bispos de Portugal, o Papa Bento XVI, em 13 de Maio de 2010, designava o Santuário de Fátima como o ‘coração espiritual de Portugal’. A fidelidade à mensagem de Fátima será, por isso, o melhor contributo do Santuário à Igreja portuguesa. Mas sentimos igualmente a responsabilidade de desenvolver este projecto pastoral do Santuário em comunhão com o plano pastoral da Diocese de Leiria-Fátima e com o projecto pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa”, afirmou o P. Cabecinhas.

As conferências de Isabel Varanda e do Padre Manuel Morujão estão disponíveis em http://www.fatima2017.org, em Textos e Documentos / Teologia.

A informação de agenda do segundo ano de comemoração do centenário está disponível aqui.

Calendário Centenário Aparições

ARQUIVO

No contexto do novo ano pastoral, e tendo em vista o ciclo temático iniciado pelo Santuário em 2010-2011, o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas, anunciou para o dia 1 de Dezembro de 2011 a sessão de apresentação do segundo ano de preparação do Centenário das Aparições.

A sessão será na Capela da Morte de Jesus, localizada no piso inferior da Igreja da Santíssima Trindade.

Em conferência de imprensa realizada a 12 de Outubro, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, anunciou que, no próximo ano pastoral, o Santuário de Fátima proporá aos seus peregrinos e visitantes o tema “Quereis oferecer-vos a Deus?”.

Informou também que a sessão de 1 de Dezembro, cuja participação é gratuita, é aberta à participação de “organizadores de peregrinações, jornalistas, guias, sacerdotes, religiosos, entidades civis, directores de colégios de Fátima, e outras entidades que possam ter interesse em conhecer a temática do Santuário neste ano pastoral que se vai iniciar”.

Programa

14:30 | Abertura da exposição “No trilho da Luz, as aparições de Fátima”, uma organização da Secção de Arte e Património do Santuário de Fátima, no vestíbulo do Convivium de Santo Agostinho

15:00 | Momento musical, Capela de Morte de Jesus

15:15 | Palavra inicial do Reitor do Santuário, P. Carlos Cabecinhas

15:30 |Apresentação do tema do ano pela Prof. Doutora Isabel Varanda, Universidade Católica Portuguesa

16:15 | Intervalo

16:45 | Momento musical

17:00 |”Entrega de si a Deus. Viver em oferecimento pela salvação do mundo”, conferência proferida pelo P. Manuel Morujão, SJ

17:45 | Momento musical

Fonte: Santuário Nossa Senhora Fátima – Portugal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s