Santa Faustina e a Mãe da Misericórdia

Um dos títulos marianos mais significativos encontrados na espiritualidade de Santa Faustina é o de “Mãe de Misericórdia” (Diário n. 330). Intimamente unida ao mistério do amor de Deus, Maria agiu e continua a agir bondosamente para com todos, praticando assim o amor ao próximo ensinado e testemunhado pelo seu Filho. Concretamente, de que modo Maria manifestou a sua benignidade na vida de Santa Faustina?

As páginas do seu Diário nos trazem preciosos testemunhos a respeito. Com efeito, no início de sua vida consagrada Faustina recorre com fé a Maria, não ficando sem resposta. Entre as recordações de 1925, chegando em Varsóvia, lemos: “Quando desci do trem e vi que cada um seguia o seu destino, fiquei com medo e sem saber o que fazer. Para onde dirigir-me, não tendo ali ninguém conhecido? Implorei a Nossa Senhora: ‘Maria! Conduzi-me, guiai-me’” (D. 11) – e o caminho se lhe abriu.

Em várias outras circunstâncias a santa polonesa não hesitou em pedir o auxílio de Maria. Duas merecem um particular destaque. Num período de grandes trevas e tentações (1928) que conseguiu superar, S. Faustina se voltou para Aquela a quem chamou de “estrela do mar” (D. 20) e “estrela da minha vida” (D. 874) por meio de uma bela oração:

“Maria, minha Mãe e Senhora, entrego-Vos a minha alma e o meu corpo, a minha vida e a minha morte e tudo o que vier depois dela. Deposito tudo em Vossas mãos, ó minha Mãe. Cobri a minha alma com o Vosso manto virginal e concedei-me a graça da pureza do coração, da alma e do corpo. Defendei-me com o Vosso poder de todos os inimigos, especialmente daqueles que escondem a própria maldade com a máscara da virtude. Ó lindo Lírio, Vós sois para mim o espelho, ó minha Mãe!” (D. 79; cf. 315; 915).

S. Faustina atribuía à intercessão de Maria a graça extraordinária da perfeita castidade que recebera em 1929 (D. 40); a partir daí, sua “devoção” por Maria se incrementou. Ao afirmar, em 1934, que um dos meios para garantir a “virtude” (da castidade) é “a sincera devoção à Santíssima Virgem Maria” (D. 93), certamente o faz também a partir da sua experiência. A certeza do dom da inocência estreita ainda mais os laços entre Faustina e Maria: “Desde esses dias vivo sob o manto virginal da Mãe de Deus. Ela me defende e instrui. Estou tranquila junto ao Seu Imaculado Coração e, porque sou tão fraca e inexperiente, aconchego-me, como uma criança, ao Seu Coração” (D. 1097).

Há diversos outros momentos em que Maria mostrou a sua misericórdia para com a santa polonesa, tornando-se canal da graça divina e confirmando o seu papel de nossa mãe e companheira de caminhada:

“Primeiro dia do retiro. De manhã, procurei ser a primeira na capela; antes da meditação, tive ainda um pouco de tempo para uma oração ao Espírito Santo e à Mãe Santíssima. Pedi, com fervor, a Nossa Senhora que me conseguisse a graça da fidelidade nessas inspirações interiores e que eu cumprisse fielmente toda a vontade de Deus. Comecei esse retiro com uma coragem muito especial” (D. 170; cf. 1174); “Quando a Irmã Crisóstoma saiu e eu fiquei sozinha, mergulhei na oração, entregando-me à especial proteção da Mãe de Deus. Só Ela está constantemente comigo. Ela, como uma boa Mãe, olha para todas as minhas provas e esforços” (D. 798; ver ainda: D. 286; 1250).

No centro da vida espiritual de S. Faustina encontra-se o Senhor Jesus Cristo, unido ao Pai e ao Espírito. É justamente a sua união com Cristo que a conduz a acolher um dos seus mais preciosos dons, a sua Mãe. É o próprio Jesus quem deseja que a sua Mãe coopere com a sua obra de misericórdia; por isso, não devemos estranhar o fato de que Ele tenha pedido a Faustina: “…procura unir a tua oração à de Minha Mãe. Reza de coração em união com Maria…” (D. 32); e ainda: “pede o auxílio de Minha Mãe e dos Santos” (D. 1560a).

Nos “mares” desta vida, sobretudo nos momentos de prova e obscuridade, recorramos com fé e amor a nossa Mãe: Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores! Confiemos na sua bondade materna, e não seremos confundidos!

Pe. Jonas Eduardo, MIC
Vigário Paroquial do Santuário da Divina Misericórdia

Deixe um comentário

