Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, nossa boa Mãe

Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é representada através de um quadro. Você sabe que ele não é um simples quadro. E um ícone (= imagem). E uma pintura do gênero sacro, portátil, feita de madeira, segundo uma técnica praticada, desde séculos, no Oriente. Um ícone não é uma simples representação dos santos, mas uma representação que torna presente, de modo espiritual, as personagens representadas.

Rezando diante do ícone, somos levados a contemplar o mistério da Encarnação narrado em Cl 1,15: “Cristo é a imagem do Deus invisível”. Assim, podemos aprofundar nosso conhecimento da realidade do mistério de Cristo, de Nossa Senhora e dos Anjos e entrar em contato espiritual com eles.

O ícone do Perpétuo Socorro apresenta “Maria com o Menino ladeado pêlos Anjos, com os instrumentos da Paixão, enquanto as mãos do Menino se agarram à mão da Mãe e do seu pé escapa a sandália, deixando ver a planta do çé.As letras gregas que aparecem no ícone indicam os nomes das quatro figuras Jesus Cristo, a Mãe de Deus, o Arcanjo Gabriel (a direita) e o Arcanjo Miguel (a esquerda)”. Estes elementos revelam a realidade do sofrimento e da paixão de Cristo. O fundo dourado do quadro é uma representação da Ressurreição. É a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte. Podemos afirmar que o tema principal deste ícone é o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

Acredito que você já está se perguntando: e a Virgem Maria? E o título de Perpétuo Socorro? Qual a razão deste nome? Vamos então ao : ponto central do quadro: ele está no encontro da mão de Maria com as i mãos do Menino. “A mão direita da Mãe acolhe o Filho, sublinhando assim a humanidade de Cristo”. A mão da Virgem indica ao mesmo tempo o próprio Filho de Deus. Maria é aquela que nos guia a Jesus Cristo, que é “Caminho, Verdade e Vida”. Ela é nosso Socorro porque intercede por nós diante de seu Filho, que deu a sua vida em sacrifício por nós sobre a Cruz no Calvário. Maria é a mulher acolhedora, a boa Mãe.

Contemplando o ícone do Perpétuo Socorro podemos mergulhar no Mistério de Cristo e aprofundar nossa amizade com o Senhor sob a guia da Virgem Maria, Mãe do Redentor.

Segundo a tradição, a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é celebrada no dia 27 de junho. O ícone foi confiado aos missionários redentoristas pelo Papa Pio IX, em 1866, e se encontra na Igreja de Santo Afonso, em Roma. Os redentoristas criaram um meio oracional para propagar esta devoção: é a novena perpétua a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E assim conhecida por ser celebrada num dia fixo em todas as semanas do ano. Em qualquer país do mundo, onde há uma comunidade redentorista, celebra-se esta novena.

Por nós rogai, ó Virgem Mãe do Perpétuo Socorro!

Pe. José Luiz Majella Delgado, CSS.R.

Revista de Aparecida

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s