Dimensão Ecológica da Missão

Autor: Frei Lourenço Maria Papin, OP (Santa Cruz do Rio Pardo/SP)

A V Conferência do Episcopado Latino-Americano e do Caribe realizada em Aparecida-SP, no mês de maio de 2007, lembrou com insistência uma verdade fundamental do Cristianismo: como cristãos, somos todos chamados a ser discípulos missionários de Cristo.

Ser discípulo missionário é aceitar e anunciar o Cristo e sua mensagem às pessoas, às famílias e à sociedade, com a palavra e o testemunho de vida. Mais com o testemunho do que com a palavra.

A propósito, calham bem aqui as sábias palavras de Paulo VI: “ O homem contemporâneo escuta com melhor boa vontade as testemunhas do que os mestres, ou então, se escuta os mestres, é porque eles são testemunhas” (Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” n.41).

A citada Conferência convocou a Igreja da América Latina e do Caribe para uma Missão Continental que oficialmente foi lançada em agosto de 2007, em Quito, capital do Equador. A Igreja na América Latina e no Caribe quer colocar-se inteiramente em estado de missão, como uma “forte comoção que a impeça de se instalar na comodidade” (DA 362).

Sacerdotes, religiosos, religiosas e sobretudo leigos e leigas vem sendo convocados e se preparando para essa Missão Continental que já está acontecendo. Uma Missão imbuída de espiritualidade que “ilumine co

m a luz do Evangelho todos os âmbitos da vida social” (DA501).

Em modos e com métodos diversos a Missão Continental vem acontecendo praticamente em todas as Dioceses. Na Diocese de Ourinhos-SP, por exemplo, ela segue a metodologia de Pe. Luiz Mosconi, de Belém do Pará, que nesta Diocese lançou as Santas Missões Populares (SMP) que aqui se caracterizam particularmente pelo contato com as famílias, as escolas, as instituições, etc. e por fortes momentos de oração e reflexão da Palavra de Deus para a realidade de hoje.

Em boa hora, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Comissão Episcopal para a Amazônia com o tema: “Missão na Ecologia”, como um prolongamento da CF 2011 cujo o tema foi: “A Fraternidade e a vida no planeta”.

A Missão Continental, como toda ação missionária, certamente se enriquecem com essa dimensão ecológica. Aliás, o lema da CF 2001: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22) e o lema da CM 2011: “A misericórdia de Deus é para todo ser vivo” (Eclo 18, 12b) harmoniosamente se conjugam.

Com esse tema a CM faz eco ao alerta da CNBB: “De modo especial ressalte-se a importância da vida no planeta, delapidada, tanto ética quanto ecologicamente, pelo uso ganancioso e irresponsável… Assim como filhos e filhas de Deus sofrem desrespeito e ameaças, o planeta inteiro se depara , como nunca, com risco de degradação talvez irreversível” (DGAE n.70).

Muito expressivo o cartaz da CM 2011: em primeiro plano a imagem do globo terrestre e várias pessoas retirando um plástico (símbolo da poluição). Como fundo vê-se um exuberante vegetação (símbolo da vida)

A CM 2011, nas pegadas da CF 2011, lançou rico subsidio: “Novena Missionária – Missão na Ecologia”, onde são tratados em linguagem coloquial tema como estes: “Missão é louvar a Deus pela maravilhas que criou; Missão é cuidar da obra de Deus saqueada pela cobiça humana; Missão é recuperar a obra de Deus poluída pela insensatez humana: dores departo ou agonia? Missão é respeitar os ritmos da obra de Deus: o mundo está em nossas mãos; Missão é partilhar para amenizar os efeitos da crise alimentar, conseqüência das mudanças climáticas: a partilha gera a fartura; Missão é preservar a Amazônia de seus inimigos internos e externos: Amazônia, a próxima vitima? Missão é anunciar Jesus Cristo ressuscitado, redentor das pessoas e das coisas”.

Enfim, Missão é vivenciar o grande ensinamento bíblico: Deus tudo criou para o bem de sua obra-prima que é o homem e a mulher. Cabe a nós não somente nos servir da natureza, mas respeitá-la e dela cuidar. A beleza da criação não pode ser desfigurada pela criatura humana. Pesa sobre cada um de nós, particularmente como discípulo (a) missionário (a), a responsabilidade criativa de fazer algo para preservar e salvar nosso planeta!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s