Invocação Mariana: Nossa Senhora da Raiz ou da Esperança


 O povoado de Jacona, no fértil e rico estado de Michoacan (México), possui um santuário no qual se venera, há muito tempo, uma imagem da Santíssima Virgem Maria.

Se a tradição não engana, esta imagem formou-se milagrosamente da raiz de uma árvore, tendo sido encontrada por alguns lavradores.

Admirados do encontro da imagem, os felizes lavradores levaram-na para seu povoado, entregando-a ao vigário do lugar, que a colocou com toda reverência em um dos altares da igreja paroquial, até que se lhe construísse uma capela, e nessa capela permaneceu muitos anos, sendo venerada sob o título de Nossa Senhora da Raiz.

No fim do século XVIII foi a milagrosa imagem (que já havia sido retocada e ricamente vestida) novamente trasladada para a matriz.

Desde que a imagem foi encontrada, a Mãe de Deus tem derramado, por meio dela, grandes benefícios, pelo que seu culto se espalhou por todo o estado e os estados vizinhos.

Tomando posse do curato de Jacona o Pe. Antônio Plancarte y Labastida, em 1867, além de muitos outros benefícios espirituais e até materiais a favor de seus paroquianos, dedicou-se de modo especial a propagar o culto de Nossa Senhora da Raiz, conseguindo que chegasse ao auge do esplendor.

Desde então se começou a invocar Nossa Senhora, mediante aquela imagem, sob o título de Nossa Senhora da Esperança.

O povo de Jacona, agradecido pela proteção singular e pelos benefícios obtidos pela intercessão de Nossa Senhora da Esperança ou da Raiz, resolveu pedir ao Sumo Pontífice dignasse coroar a venerada imagem.

A petição foi benevolamente acolhida, e o papa Leão XIII nomeou como seu delegado o arcebispo do México.

Com grande regozijo popular realizou-se a augusta cerimônia celebrada com sessões letrárias e imponentes funções religiosas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s