Invocação Mariana: Nossa Senhora Aparecida de Cabo Frio

Os viajantes que se aproximam da antiga cidade de Cabo Frio ficam encantados com a beleza de suas paisagens, marcadas pelas dunas brancas que cobrem suas praias pitorescas, as salinas e reminiscências arquitetônicas do período colonial

Foi nesse lugar maravilhoso, muito procurado atualmente pelos turistas nacionais e estrangeiros, que no dia 24 de setembro de 1721 o pescador Domingos André Ribeiro achou numa grota, no local denominado Focinho do Cabo, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, de mãos postas e com a lua sob os pés. Esta imagem de mais ou menos 30 em de altura encontrada entre os penedos batidos pelo mar, era de madeira incorruptível e, apesar da violência da correnteza, a pintura do rosto estava perfeita c a escultura não apresentava o mínimo defeito.

Ao tomarem conhecimento da milagrosa descoberta, os habitantes da cidade foram em procissão buscar a imagem e a levaram para a paróquia. Alguns dias depois a Câmara da cidade enviou ao rei de Portugal, D. João Vitória ES, carta comunicando esse fato extraordinário e pedindo auxilio para a construção de um templo em honra da Virgem Aparecida.

Por ordem expressa do soberano, o provedor da Real Fazenda fez as necessárias averiguações sobre o aparecimento da imagem de Nossa Senhora, assim como sobre os casos milagrosos manifestados por seu intermédio. Às duas devassas efetuadas, voltaram a Lisboa confirmando todas as noticias, principalmente o grande número de milagres alcançados pela intercessão da Virgem de Cabo Frio.

Finalmente o rei D. João V, convencido da veracidade dos fatos apresentados, ordenou, por uma provisão régia datada de 1731, que se fizesse por conta da Real Fazenda uma capela em honra da Virgem aparecida, dentro da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Assunção, que foi também convenientemente remodelada, pois se achava em ruínas.

A cidade de Cabo Frio é uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1615 pelo capitão Constantino Menelau, enviado para afugentar os ingleses que ali tentavam desembarcar e se estabelecer. A povoação surgiu no mesmo local onde muitos anos antes alguns corsários franceses, ajudados pelos índios tamoios, haviam construído uma fortaleza por eles denominada “Casa de Pedras”. Em seu lugar levantou-se o forte de São Mateus, em cuja ruínas o viajante ainda hoje pode admirar os velhos canhões coloniais.

A antiga vila denominada Santa Helena por Menelau, e cujo nome foi mudado posteriormente para Nossa Senhora da Assunção de Cabo Frio, até bem pouco tempo era conhecida apenas por pescadores e salineiros. Atualmente tem se tomado um centro de atração turística e a imagem da Virgem Aparecida, de sua pequena capela, assiste ao progresso sempre crescente da pitoresca cidade que ela escolheu para morada, muitos antes que os “caçadores de paisagens” descobrissem as belezas daquele recanto fluminense.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s