Invocação Mariana: Nossa Senhora das Necessidades

Durante a “peste grande”, fugiram de Lisboa para a Ericeira dois cônjuges da freguesia dos Anjos, os quais encontraram perto da vila, numa ermida, uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, a que muito se afeiçoaram. Por isso levaram-na, furtada, em seu regresso a Lisboa e mantiveram-na escondida em casa, começando depois a pedir esmolas, para lhe erigir uma capela, tendo dona Ana Gouveia de Vasconcelos doado um terreno que possuía no Alto de Alcântara.

Construiu-se a capela, e cresceu a devoção à Santíssima Virgem, representada na referida imagem que começou a ser invocada sob o título de Nossa Senhora das Necessidades (provavelmente porque os fiéis eram atendidos por Nossa Senhora em todas as suas necessidades).
Quando D. João V adoeceu, em 1742, quis que a imagem de Nossa Senhora das Necessidades fosse para a sua câmara e, tendo melhorado, mandou construir um rico templo no lugar onde esta a capela.
Junto ao templo mandou construir o magnífico palácio que até 1910 pertenceu à família real.
Em São Pedro da Ericeira existe atualmente uma imagem feita e modelada a partir de Nossa Senhora das Necessidades de Lisboa.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s