Invocação Mariana: Nossa Senhora de Bonária

Ao sudoeste da cidade de Cagliari, em uma colina, fica a cidade de Bonária (Bons Ares), muito conhecida como lugar de peregrinações.

Aí fundaram os Irmãos da Misericórdia, em 1330, seu primeiro convento na Sardenha. Foi seu fundador, um distinto morador de Cagliari, frei Carlo Catalon, que um dia, durante a oração, tendo sido arrebatado em êxtase, teve uma visão profética, uma cena singular: depois de uma grande tempestade, aproximar-se-ia do porto de Bonária um hóspede misterioso, que traria à cidade grandes benefícios espirituais e também notáveis benefícios materiais.
O profético acontecimento teve lugar em 25 de março de 1370: um navio mercante viajava da Espanha para a Itália, e eis que repentinamente, quando já se avistava a ilha de Sardenha, desaba um tão grande temporal que o naufrágio parecia iminente, pelo que resolveu o comandante lançar a carga ao mar, para aliviar o navio.
Entre a carga havia um pesado caixão, do qual ninguém sabia o conteúdo, e que também foi lançado ao mar.
Mas, ó prodígio: mal caiu na água o referido caixão, acalmaram-se as ondas como por encanto!
Quiseram então salvar o caixote, para ver o que continha, mas foram baldados os esforços da tripulação, pois ele se esquivou teimosamente e foi como que nadando em direção à praia, até parar defronte da igreja de Bonária.
Dois Irmãos da Misericórdia acudiram logo e pegaram-no sem nenhuma dificuldade, transportando-o para a igreja. Ao abri-lo, viram diante de si, com grande surpresa, uma imagem de Nossa Senhora com o Menino Jesus!
A imagem tinha 56 cm de altura. O semblante da mãe de Deus era meio escuro e muito expressivo; o vestido, carmesim, e o manto, azul escuro; a mão direita estava na posição de quem segurasse uma vela, que de fato mais tarde lhe puseram na mão; no braço esquerdo sustentava o Menino, que tinha na mão esquerda a figura do globo terrestre, estando a direita na posição de abençoar.
Como a imagem foi dar na praia defronte da igreja de Bonária, deram-lhe o título de Nossa Senhora de Bonária, e assim Maria Santíssima granjeou um novo título.
Nossa Senhora de Bonária é venerada como a padroeira da Sardenha e de Cagliari.
Em sua honra fazem muitas festas nas cidades e nas aldeias, e as mães sardenhenses dão a suas filhas, com muito gosto, o nome de Bonária.
Como a antiga igreja se tornou pequena para a grande multidão de peregrinos, começaram no princípio do século XX uma grandiosa construção: a nova igreja em estilo barroco, a qual foi consagrada em 22 de abril de 1926.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s