Invocação Mariana: Nossa Senhora da Saúde de Portugal

No inverno de 1568 começaram a manifestar-se em Lisboa os primeiros sintomas da peste denominada “a grande”, porque nenhuma como esta atingira tão grandes proporções.

No verão de 1569 o contágio chegara ao máximo, sendo necessário recorrer aos condenados das galés, para sepultar as seiscentas vítimas da peste por dia!
Muitos habitantes fugiram, e Lisboa parecia uma cidade devastada.
Dom Sebastião, o monarca reinante, chegou a pedir médicos à Espanha; empregaram-se todos os esforços para impedir que a epidemia continuasse,. mas tudo em vão.
Ao ver que os auxílios humanos falhavam por completo, o povo organizou procissões de penitência em honra de Nossa Senhora e comprometeu-se, por voto, a prestar-lhe culto por meio de qualquer ato público, se por sua intercessão obtivesse o termo do flagelo.
A primeira procissão saiu em 16 de agosto, e na primavera de 1570 o morticínio tinha diminuído sensivelmente.
Escolheu-se então o dia 20 de abril para agradecer à Mãe de Deus tão grande benefício. No dia 19, à noite, a cidade estava em festa. Os campanários das igrejas e as janelas das casas estavam iluminados. Nas ruas, as fogueiras crepitavam alegremente.
No dia seguinte organizou-se procissão. Via-se nela um riquíssimo andor com as principais relíquias da cidade e, adiante deste, outro a imagem de Nossa Senhora, que tinha sido encomendada para essa ocasião e à qual deram o título de Nossa Senhora da Saúde, conseguindo a Mãe de Deus, pela graça obtida para seus filhos, mais um glorioso título.
O itinerário terminou na igreja do Colégio de Jesus, dos meninos órfãos, à Mouraria, onde a imagem se conservou até 1662.
Em 20 de abril desse ano foi levada para sua capela, onde se encontra ainda em nossos dias.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s